31 de dez. de 2010

Melhores de 2010: Steve Unruh - Challenging Gravity


Steve Unruh parece nome de jamaicano que toca reggae, mas não é bem o caso. O cara é um músico americano que toca vários instrumentos, principalmente acústicos, misturando na maior parte do tempo progressivo e folk. Apesar de já ter gravado vários discos, muitos deles bem legais e um que considero uma obra-prima, ele é praticamente desconhecido, o que é uma baita injustiça.

Challenging Gravity é seu nono álbum, e não decepciona. O disco mantém a linha de seus antecessores ao mesclar de forma original vários instrumentos acústicos, como violão, violino e flauta (o único instrumento por vezes elétrico é o contrabaixo). OK, a ideia de mesclar esses instrumentos não é original, mas usar flauta e violino em substituição aos teclados não é algo muito comum.

O que confere grande originalidade à carreira do músico, entretanto, é a forma como o cara arranja os instrumentos, alternando momentos folk, pop, sinfônicos e alguns momentos heavy metal, às vezes tudo isso em uma mesma música. Agora imagine combinar instrumentos acústicos como os citados numa batida rápida que por vezes conta com dois bumbos.

A novidade deste último trabalho em relação aos demais discos é a faixa instrumental “The Path to Alhambra”, que mescla de forma magistral tango, flamenco, clássico e rock e que culmina num arranjo sinfônico que deixaria Astor Piazzolla orgulhoso. Outra faixa de destaque é “Dissolve”, mas o álbum não se resume a isso, e os ótimos arranjos se repetem ao longo de todo o disco, com resultados muito bons.

Ah, sim, sobre o disco que considero sua obra-prima, vou manter o suspense para uma próxima Dica do Xaxim. Prometo que escrevo logo a respeito... ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário